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Planos de carreira e comunicação estão entre os principais diferenciais da empresa
 

Para o Grupo Vidas, que tem 16 anos de expertise e sólida atuação no setor de atenção domiciliar, manter-se como referência do mercado exige alinhamento com todos aqueles que integram a empresa, de modo a acolher os colaboradores, os médicos, os pacientes e as famílias. Logo, investir no capital humano é um dos pilares para o aperfeiçoamento e expansão dos negócios, a partir de uma cultura organizacional que reconhece e valoriza os profissionais responsáveis por tornar o atendimento domiciliar especializado, humanizado e, principalmente, personalizado.

Para isso, é primordial apostar em ações que possibilitam o crescimento do colaborador dentro da empresa. A gerente de gestão de pessoas do Grupo Vidas, Mônica Renzetti, explica que para alcançar a valorização profissional, todos os gestores da empresa buscam:
 
● Conversar constantemente com a equipe, a fim de mostrar os caminhos percorridos, os objetivos, desafios e metas;
 
● Mostrar que estão atentos ao bem-estar coletivo, com a intenção de realmente entender as condições de trabalho e proporcionar melhorias quando necessário; 
 
● Avaliar o desempenho e compartilhar feedbacks contínuos para que o colaborador crie o seu plano de carreira com base no que ele tem feito de certo e quais são as expectativas e exigências para que ele possa ascender na carreira;
 
● Incentivar o desenvolvimento dos colaboradores de modo a apoiar os treinamentos e capacitações que são traduzidas rapidamente em resultados.

"Com isso o colaborador enriquece o currículo, sente-se valorizado e tem condições de se empenhar com mais qualidade no seu trabalho diário", complementa Mônica. 

O Grupo cresce diariamente no mercado de atenção domiciliar, o que viabiliza a criação de novos cargos. Para Renzetti, as novas demandas favorecem os profissionais que demonstram evolução: "As oportunidades existem e são oferecidas como promoção para aqueles profissionais que se dedicam e utilizam os conceitos que ensinamos e aplicamos para construir o próprio caminho dentro da empresa".
 
Em agosto de 2021, quatro colaboradoras de diferentes unidades do Grupo Vidas se destacaram e foram promovidas.
 
A colaboradora Flávia Regina trabalha há quatro anos na unidade de São Paulo como auxiliar administrativo do setor de Educação Continuada do Grupo. Apesar de acreditar em um futuro profissional dentro da empresa, foi surpreendida quando recebeu a proposta de promoção: "Ainda estou cursando Serviço Social e jamais imaginei receber esta oportunidade. Quando recebi a proposta, através dos meus gestores, para auxiliar no setor de serviço social como analista de saúde, fiquei imensamente feliz e aceitei com muita gratidão. O Grupo Vidas valoriza e acredita nos colaboradores".
 
Jessica Ferreira, colaboradora da Unidade da Vidas Home Care em Salvador, foi promovida do cargo de auxiliar administrativo para o cargo de analista de saúde. Jessica conta que a oportunidade resultou em um crescimento pessoal e, principalmente, profissional: "É muito gratificante e me sinto reconhecida por meu trabalho. Esta nova promoção aumentou o meu desejo de voltar a estudar sobre a área que eu sempre sonhei. Sem contar que saber que o Grupo Vidas cuida das pessoas e, principalmente, dos seus colaboradores é um diferencial".
 
Para Luciana Soares do Couto Nascimento, que colabora desde 2019 na unidade de Belo Horizonte e recebeu promoção para o cargo de analista de saúde, trabalhar no Grupo é um desafio diário de muito aprendizado e amadurecimento profissional: "Eu recebi uma proposta de emprego de outra empresa, no entanto, minha vontade sempre foi permanecer no Grupo Vidas, porque desde o início, a instituição me proporcionou um aprendizado diferenciado do processo de trabalho em home care de forma ampla. Então, conversei com a gerência e recebi a proposta de um novo cargo. Acredito que fui promovida por ter realizado um bom trabalho na empresa e ainda tenho muito a contribuir ".

A Priscila Santos é colaboradora do Grupo Vidas na unidade de Belo Horizonte há mais de dois anos. Ela iniciou sua trajetória no Grupo como auxiliar administrativa operacional e constatou a possibilidade de se desenvolver profissionalmente dentro da empresa. Priscila foi promovida à analista de saúde e afirma que fazer parte da equipe é se sentir em família: "Um dos diferenciais é saber que temos nossos superiores à disposição quando necessário, com plena certeza de que receberemos suporte e apoio. O Grupo Vidas é uma empresa que nos proporciona espaço para crescer e reconhece o funcionário que 'veste a camisa'".
 
Para finalizar, a gestora de RH destaca que para manter um ambiente profissional saudável, é preciso que a empresa esteja fortalecida com os devidos valores, como: integridade, ética, transparência, acolhimento integral, paixão e possua o engajamento e apoio dos seus profissionais: "Quando o Grupo prioriza valorizar os colaboradores, além de aumentar os resultados, conquista funcionários comprometidos, envolvidos, respeitosos e satisfeitos com o seu trabalho."

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