11 2207 09800800 774 4110

Av. Guilherme Cotching - SP - 1948 - 02113-014 - Vila Maria

Uma das prioridades do Grupo Vidas

EDUCAÇÃO CONTINUADA - UMA DAS PRIORIDADES DO GRUPO VIDAS
Sempre há algo para se aprender! Partindo dessa premissa que o Grupo Vidas prioriza a aprendizagem contínua dos seus colaboradores. Sabe que a atualização, seja ela profissional, pessoal ou acadêmica, é algo que deve estar em constante movimento e no topo das prioridades, afinal conhecimento nunca é demais.

Pensando nisso, o Grupo hoje investe no seu setor de Educação Continuada, com o objetivo de melhorar ainda mais os serviços oferecidos. “A educação continuada visa a melhoria contínua do serviço, a qualidade  e a manutenção das rotinas e padronizações das atividades do Grupo, sobretudo as atividades de enfermagem. O setor vem evoluindo com o Grupo Vidas desde a sua fundação. Desde o início das nossas atividades em Atenção Domiciliar, identificamos a necessidade de investimento neste setor para complementar a capacitação dos profissionais que, muitas vezes, apresentam déficits em sua formação. Acreditamos que a manutenção de elevados índices de satisfação dos familiares e pacientes está estreitamente relacionada ao investimento em programas de treinamento dos colaboradores, antes destes começarem a atuar nos domicílios”, afirma Roberto Corrêa Leite, Mestre em Enfermagem e gerente de Qualidade e Segurança Assistencial do Grupo Vidas.

Fabiola Jardim, enfermeira da Educação Continuada da unidade de São Paulo, da Vidas Home Care, explica que o setor atua na promoção, atenção, orientação e reciclagem da equipe. “Nossa meta é criar uma política de aprendizado constante, motivando os colaboradores a continuarem dando o melhor de si. Além disso, a possibilidade de reunir a equipe e incentivar o aprendizado em grupo oferece ao colaborador a sensação de pertencimento a algo maior e melhor. Cria um ambiente de colaboração com pessoas dispostas a ensinar e aprender, em sintonia, refletindo também na queda da rotatividade da equipe.”

De acordo com Roberto, o serviço de enfermagem das unidades é o foco da Educação Continuada do Grupo, pois na rotina dos profissionais é possível observar que muitos estão expostos a situações de emergência e que exigem rapidez na tomada de decisão, pois convivem maior tempo com os familiares e são cobrados constantemente para o desenvolvimento de um trabalho impecável. Indagado sobre os benefícios do setor para o paciente, o gerente de Qualidade e Segurança Assistencial destaca: “sem dúvida, os pacientes podem se beneficiar de um cuidado ainda mais seguro, embasado em normas, rotinas e protocolos, os quais priorizam além da padronização dos procedimentos operacionais, a entrega de uma assistência de qualidade.”

A enfermeira ressalta que os colaboradores contam com a Educação Continuada a qualquer momento e a adesão dos profissionais é muito boa, com a maioria motivada e interessada. “A educação em saúde é um processo de troca de saberes e experiências entre usuários, profissionais e gestores de saúde. Cada pessoa é valorizada como dono de um saber, um aprendiz e um educador. Essa prática previne doenças, auxilia na promoção da saúde e promove a autonomia dos envolvidos, tornando-os sujeitos ativos e transformadores de sua própria vida ou até mesmo da sua sociedade. Além disso, todos os campos profissionais estão suscetíveis a mudanças ou mesmo a necessidade de rever procedimentos. A Educação Continuada é uma maneira de mostrar aos colaboradores essas novidades. Investir constantemente na sua educação fortalece a qualidade dos serviços oferecidos pelo Grupo, contribuindo para o seu reconhecimento no mercado e para a satisfação de seus pacientes.”

Para Roberto, a Educação Continuada oferece capacitação ao colaborador não só no campo profissional, como no pessoal também.  “A Educação Continuada colabora para o crescimento pessoal do colaborador e se destaca como uma oportunidade de revisão de conceitos, atitudes e valores em relação ao nosso serviço e ao atendimento ao nosso paciente e família.  Além disso, é uma forma de aprendizado pessoal para quem ensina e para quem recebe as informações, contribuindo para a descoberta das potencialidades de ambos”, comenta o enfermeiro que enfatiza a importância do setor também para o desenvolvimento de ações educacionais dentro do Grupo:

“a Educação Continuada também atua em conjunto com os setores operacionais do Grupo Vidas, ou seja, o enfermeiro responsável por este setor é acionado para fazer contato ou convocar os profissionais de enfermagem até a sede para orientações e treinamentos específicos todas as vezes que nos deparamos com dificuldades operacionais. Essa atitude é fundamental para o desenvolvimento de ações educacionais, que contribuem de maneira eficaz na melhoria da qualidade na assistência de enfermagem e também prepara os profissionais para atender melhor os nossos pacientes e famílias.”

Segundo o gerente, com a implantação do Núcleo de Qualidade e Segurança Assistencial, o setor de Educação Continuada, na matriz em São Paulo, será reformulado por meio de parcerias com os fornecedores, inclusive, com adequações em sua planta física. “Acreditamos que o setor deve atuar em consonância com o Núcleo de Qualidade e Segurança Assistencial, uma vez que se trata de um importante canal de disseminação do conhecimento e de divulgação das diretrizes do nosso serviço”, conclui.
 
« Voltar